INFORMÁTICA: INSTRUMENTO MOTIVADOR E DINÂMICO NA ALFABETIZAÇÃO DOS EXCEPCIONAIS
O laboratório de Informática, implantado na APAE – Sobral em setembro de 2004, já apresenta grandes resultados, destacamos como principais: a motivação e a alegria com que os alunos passaram a freqüentar a escola. Gustavo Brito, instrutor de Informática da APAE, afirma que a Informática é um instrumento mediador do conhecimento, um aliado ao processo de desenvolvimento e de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O ideal é que o aluno tenha acesso aos recursos da Informática desde a pré – escola, iniciando – se com jogos educativos e historinhas, com a finalidade de desenvolver desde cedo a capacidade de concentração e percepção dos alunos, atuando, também, como reforço pedagógico entre o professor de sala de aula e o professor de Informática. As dificuldades encontradas pelo professor de classe são transmitidas ao de Informática para que, com o auxílio do computador, o aluno possa alcançar um melhor resultado na assimilação do conteúdo. Nosso trabalho, como um programa específico de utilização da Informática na Educação Especial, é de grande importância, principalmente, por trabalhar com modelos pedagógicos que realmente confiem e apostem na capacidade e iniciativa do aluno com necessidades educacionais especiais de construir seu próprio conhecimento e sua autonomia.